quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

AS ESCOLAS NO JAPÃO

konichiwa minna!
Vamos falar um pouco sobre a escola, mas não qualquer escola e sim as escolas no Japão!

É isso ae bora lá.


No Japão a idade de começar a ir à escola é geralmente aos 3 anos de idade. Nessa fase o pequeno e kawaii japonês começara a pré-escola que vai até a sua entrada no 1° grau.
A educação obrigatória é basicamente igual aqui, realizada na escola fundamental.


É claro que no Japão não poderia faltar escolas para deficientes, e esta é obrigatória para crianças entre 6 e 15 anos completos e dura em média 9 anos.
Nesta modalidade de ensino as escolas são divididas em:

·       Escola para deficientes visuais
·       Escolas para deficientes auditivos
·       Escolas para deficientes sensoriais e intelectuais
·       Escolas para deficientes motores

Shogakko é a escola primaria japonesa uma criança pode ingressar nela com seus 6 anos de idade e cursar nela por 6 anos também.
Chugakko é a escola ginasial aonde se estuda por mais 3 anos.

Kotogakko é escola profissionalizante.


O ensino superior é feito em faculdades e geralmente duram de 2 anos os cursos de curto período a 4 anos os cursos longos.

FACULDADE DE TOKYO


No Japão as escolas shogakko têm aulas de língua japonesa, história japonesa, matemática, ciências, vida cotidiana, música, mercenária, tarefas domésticas, educação moral, e é claro que no país dos animes e mangás aulas de desenho não podiam faltar, além de atividades extracurriculares.
No chugakko as aulas são língua japonesa, história japonesa, matemática, ciências, vida cotidiana, música, educação artística, técnicas, tarefas domésticas, educação física e saúde, educação moral, língua inglesa, especificamente a inglesa. E claro atividades extras.

Os livros nas escolas shogakko e chugakko são distribuídos gratuitamente para as crianças pelo governo, incluindo para as crianças com deficiência. 

Professores no Japão


No Japão, a credibilidade do ensino da rede pública é
alta. Uma das razões seria o nível dos professores. Os professores
responsáveis pelo Shogakko e Chugakko são treinados nas instituições
do ensino superior. Conseqüentemente, todos os professores do
Shogakko e Chugakko são pessoas que completaram o terceiro grau
de pedagogia e tem licença para lecionar. Além disso, os professores
da rede pública são efetivados após serem submetidos a um teste de
seleção preparado pela Secretaria Provincial de Educação. Após isso,
há também vários cursos suplementares, onde o educador tem a
oportunidade de aprimorar ainda mais seus recursos pedagógicos.
A quantidade de horas de aula nas escolas e o horário de encerramento, mudam
de acordo com o dia da semana e a série cursada. A sexta série tem
de 5 a 6 horas de aula por dia e cada aula dura
45 minutos no Shogakko e 50 minutos no Chugakko. Sábados e domingos não há aulas.
No Shogakko, as aulas são centralizadas no professor encarregado.
No Chugakko, os professores mudam de acordo com a matéria ministrada.

Hora da refeição escolar

No Shogakko e Chugakko, na maioria das vezes, a refeição
normalmente é considerada uma parte da educação escolar. Durante a refeição escolar, as crianças servem os colegas uns aos
outros, recolhem a mesa e criam hábitos alimentares sadios
baseados em alimentação balanceada enquanto desenvolvem um
relacionamento social agradável, criando vários meios para se levar uma vida saudável.



Hora da limpeza

Nas escolas japonesas, as crianças devem manter sempre limpa e arrumadas as salas de aula e o pátio da escolas que utilizam.

Atividades extra-curriculares

As crianças que desejarem, podem participar de atividades esportivas e culturais após o horário de aula.

O ano letivo

Uma das maiores diferenças entre nossas escolas e as escolas no Japão esta no período letivo, que no Japão começa no mês de abril e termina no mês de
março. O ano letivo está dividido em três períodos (chamados Gakki).
Cada período tem eventos escolares específicos o exemplo abaixo
corresponde aos três períodos de um ano escolar. Nomes, forma de
execução, tempo etc., são diferentes em cada região e ou cada escola


 Ichigakki (Primeiro período) de abril a julho
Cerimônia de início das atividades escolares (abril)
Evento que dá início ao primeiro período.
Cerimônia de ingresso na escola (abril)
Evento que parabeniza o ingresso dos alunos do primeiro ano na
escola. Os alunos e os pais e responsáveis comparecem à cerimônia
vestindo trajes apropriados.
Medição corporal e exame médico periódico
(entre abril e junho )
Medição da altura, peso, altura da base do quadril à cabeça do
aluno.
Exame de saúde do aluno.
Excursão estudantil (Shugaku ryoko)
Excursão realizada principalmente por alunos do último ano, com
todos os colegas da sala de aula.
Excursão (Ensoku)
Viagem ao campo, realizada com a intenção de ensinar, fora da
escola, coisas que não podem ser aprendidas dentro de uma sala de
aula, como aspectos dos recursos naturais, históricos e culturais.

Visita dos responsáveis à sala de aula 

São oportunidades onde os responsáveis poderão assistir a aula
dentro da classe e trocar informações com os professores sobre o
dia-a-dia do aluno na escola e em casa.

Cerimônia de encerramento das atividades escolares ( julho )

Evento que encerra o primeiro período.
Férias de verão
Férias escolares com 30 a 40 dias de duração.
Conforme a vontade dos alunos, há a possibilidade de haverem 
atividades extra-curriculares e classes especiais.


Nigakki (segundo período ) de setembro a dezembro

Cerimônia de início das atividades escolares (setembro).
Essa eu acho que é uma das partes mais legais das escolas japonesa.
Evento que dá início ao segundo período.

Gincana, torneio estudantil

Eventos onde os alunos se confraternizam em corridas de curta
distância ou com revezamento, bola-ao-cesto ou dança ou torcendo
pelos alunos da classe. Dependendo da escola, pode ser aceita a
participação dos familiares em diversas atividades.

Apreciação de peças musicais ou teatrais
Apreciação de artes reconhecidas, visando o enriquecimento
espiritual.

Apresentação artística e cultural
Eventos onde são apresentados trabalhos realizados nas aulas
de marcenaria e desenho, técnicas, trabalhos domésticos e trabalhos
de estudos sociais e ciências, execução de instrumentos musicais
e canto coral, teatro, etc.

Cerimônia de encerramento das atividades escolares
(dezembro)
Evento que encerra o segundo período.
 Férias de inverno (final de dezembro a início de janeiro)
 Tem aproximadamente 2 semanas de duração.


Sangakki (terceiro período) de (janeiro a março).
Cerimônia de início das atividades escolares (janeiro)
Evento que dá início ao terceiro período.

Cerimônia de formatura (Março).
Evento que congratula a formatura dos alunos do último ano.

Cerimônia de encerramento (Março).
Evento que encerra o terceiro período e o ano letivo.

Férias de primavera ( final de março a início de abril ).
Com a cerimônia de encerramento, começam as férias de
primavera. Ao fim desse período, o aluno passa de ano e, a partir de

Abril, inicia seus estudos no novo ano letivo.
 No Chugakko, são muitas as escolas que adotam regras diferentes
para vestuário. São usados calçados que permitam andar e mover-se
com facilidade. Outro detalhe é que, seguindo o costume japonês, a
maioria das escolas adota a troca do calçado para o “Uabaki”.


Para uso dentro do prédio escolar.
Em praticamente todas as escolas é proibido o uso de esmaltes,
 brincos e outros acessórios.

Saúde e Segurança

Na escola, a saúde e segurança do aluno são muito importante
Caso o aluno adoeça ou se machuque, são feitos os primeiros socorros
na enfermaria, e em caso de necessidade, o hospital e a família s
comunicados. Além disso, são feitos exames de saúde periódico
 conforme previsto na lei.

Consultoria educacional da escola

Nas escolas japonesas, há um conselho educacional onde pais ou
responsáveis e professores conversam sobre as crianças. É
aconselhável que este serviço seja utilizado para resolver problemas
relativos à vida escolar, por exemplo, maus-tratos, ausência escolar, ingresso em séries superiores, etc.
Geralmente, o conselho educacional da escola funciona da seguinte
 maneira:

Visita ao familiares

O professor responsável visita a casa da criança, onde conversam
sobre o comportamento dela na casa e na escola. Há escolas que não
realizam essa visita.

Associação dos pais

Os responsáveis vão à escola para conversar com o professor
responsável e o diretor. Mais do que para consultas individuais, a
discussão é centralizada em problemas ligados ao corpo de alunos
como um todo.

Entrevista individual

Comumente, a própria criança ou seus responsáveis conversam ou
consultam o professor responsável ( há casos em que a conversa une
a criança, os pais e o professor responsável).
É uma boa chance para consultar sobre dificuldades ou problemas
individuais do aluno. A entrevista individual é realizada em horário pré-
determinado, que será informado antecipadamente pelo professor
responsável. Dependendo da escola, quando solicitado pelos pais ou
responsável, será considerada a possibilidade de ajustar esse horário
            à sua conveniência.


Os uniformes japoneses

É claro que ao falar das escolas japonesas não daria para deixar passar em branco os uniformes que tanto fazem sucesso aqui no Brasil e é alvo de muita inveja por muito "otakos" e otomes!


Os uniformes escolares fazem parte da vida afetiva dos japoneses. A partir do ginásio (chugakko), os estudantes são obrigados a aderir ao uniforme. Até essa fase da vida, seu uso não é uma regra seguida em 100% das escolas. Mas é sobretudo no colegial (koukko) que o uniforme se transforma em um objeto de desejo e status. As peças despertam a cobiça daqueles que não conseguiram entrar nas melhores escolas, já que ao terminar o ensino fundamental (shogakko) os alunos fazem provas para entrarem em boas escolas de ensino médio o (chugakko). O vestibular é bastante concorrido, em um país que valoriza a educação como forma de ascensão social, quem é visto com o uniforme das escolas mais disputadas é admirado. Afinal, eles terão mais chances de ingressar nas melhores universidades, o que praticamente garante um emprego em uma multinacional japonesa.


Os uniformes escolares começaram a ser obrigatórios a partir da era Meiji, no século 19, quando o Japão investiu freneticamente na modernização, seguindo o modelo ocidental. Não é à toa que o uniforme masculino mais tradicional até hoje se chama gakuran (que pode ser traduzido como uniforme de estudante ocidental), inspirada na farda do exército da Prússia. Para as meninas, o clássico uniforme estilo marinho (seirafuku), apareceu pela primeira vez em 1921 e foi inspirado na marinha real britânica. Mas foi só depois da Segunda Guerra que o estilo se popularizou e perdeu a imagem elitizada. Em geral, consiste em uma blusa com lapela estilo marinheiro, um laço na frente, e uma saia pregada. O comprimento da manga e o tecido (lã, poliéster, entre outros) variam de acordo com a estação. Em vez do laço, podem ser adotados lenços, gravatas e afins. As cores mais comuns são azul claro, branco, cinza, verde claro e preto.
 Um exemplo interessante do papel simbólico que o uniforme escolar representa na vida dos jovens japoneses pode ser visto em um curioso costume: na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração.


As escolas particulares começaram a adotar uniformes inspirados nas escolas religiosas ocidentais, principalmente depois de 1980. O mais comum é o estilo burezakata (blazer). Para rapazes camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e calça social (é comum que não seja da mesma cor do blazer). Para garotas, camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e saia com estampa xadrez. As cores variam de acordo com a escola. Independente do padrão adotado, há sempre uniformes para o verão (de tecido mais leve e mangas mais curtas) e inverno (mais pesado e com mangas longas, porém sempre saias) e para atividades esportivas. 

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE UNIFORMES EM DORAMAS:

KOIZORA


ICHI RITTORU NO NAMIDA


MY BOSS MY HERO


AKAI ITO


HANAKIMI


Bom é isso até a próxima!!

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